quarta-feira, 11 de abril de 2012

Imagens na Igreja Católica

Quantas vezes me peguei em uma discussão, na época de escola, com meus professores e amigos nessa questão de imagens, e muitas vezes fiquei sem resposta, por não estudar, não ir a fundo da história da nossa Igreja.
Resolvi então pesquisar e rezar muito para que Deus me mostrasse respostas nessa questão de santos e imagens, até porque muitas vezes me senti incomodada com relação a isso.
O Senhor me mostrou muitas coisas e até lhe dou uma dica jovem: Quando alguém quiser discutir religião com você, proponha falar da palavra de Deus, pois muitas vezes acabamos pecando quando entramos em uma discussão dessas, e é exatamente isso que o inimigo quer.
Hoje eu simplesmente falo: "Irmão, eu amo a minha Igreja que é una, santa, católica, apostólica, romana, e respeito a sua, peço somente que você respeite a minha fé, vamos falar das obras que Deus tem feito em nossas vidas?" Muitas vezes rendem papos bom, ou simplesmente encerra ali mesmo.

Para te ajudar jovem, fiz esse post, explicando basicamente um pouco do que aprendi, isso serve para aprendizado seu, para você entender, não tenho o intuito de atacar ninguém.
Mas te digo: QUANTO MAIS EU ESTUDO SOBRE A MINHA IGREJA, MAIS ME APAIXONO POR ELA!

Preste bem atenção na imagem e nas cores das letras e circulos...

Fonte: Andressa Uller



É a dificuldade de interpretação e entendimento da palavra de Deus que faz muitas pessoas atacarem o catolicismo..


O Senhor proíbe o culto idolátrico de imagens, SIM, nós católicos cremos e temos certeza disso, quando são feitas para a adoração de outros deuses, que não é o nosso Deus, o único Deus, criador do céu e da terra, de todas as coisas..


Na época em que foram realizados os escritos, no livro do Êxodo por exemplo, as pessoas costumavam curvar-se diante de "deuses" feitos de pedra, ou outros materiais para adorar e levar oferendas a esses falsos deuses.

Portanto, sejamos inteligentes!

O ataque é com relação as imagens da nossa Igreja certo? Vamos lá...
No Antigo Testamento, Nossa Senhora já era viva?
No Antigo  Testamento os santos já existiam?
Começamos por aí, é uma questão de lógica, se eles não existiam na época, logo, a palavra não se refere a esses que veneramos*, mas sim aos falsos e impostores do nosso único Deus vivo que os antigos e até algumas religiões de hoje adoram**.



Nosso próprio Deus pediu que fizéssemos querubins de ouro batido,  nas extremidades do oráculo, como diz no livro de êxodo 25, 18.
Mas porque manda fazer anjos de ouro e proíbe de fazer outras imagens?
Simples, porque aqueles anjos nos levam ao Pai, estão lá para cobrir a arca da aliança do Senhor (local onde estão guardadas as tábuas da lei)..

Da mesma forma que os anjos nos levam ao Pai, os santos (aqueles que viveram pra Deus) também nos levam a ele.


Então pela lógica, nas tábuas da lei estão os dez mandamentos, os dez mandamentos nos levam a santidade, são os pedidos do Senhor..
Se necessitamos buscar a santidade, porque não se espelhar naqueles que viveram desta forma?
O único objetivo daqueles que hoje são considerados santos era servir ao Senhor, viver pra Cristo, fazer o bem, não sei porque são tão atacados..

Hoje, quando vemos pessoas que servem a Deus, todo mundo acha lindo, pessoas guerreiras. Tá, mas e essas pessoas que serviam a Ele quando era proibido, e perseguidos?

Se pedimos as orações dos santos é porque somos errados, pecadores, isso porque eles viveram tentando não pecar, na simplicidade, na humildade..
Hoje em dia vejo tantas pessoas pedindo orações uns para os outros, e orações que fazem efeito, pois se tem fé! 

Agora imagina: se Deus faz milagres através da fé e orações de homens (que somos) pecadores da terra, imagina então daqueles que já estão no céu junto do Pai..(Já alcançaram a graça da santidade)

Quando acontece uma cura, louvam a Deus pois foi Deus quem curou, mas por oração/intercessão de quem?
Daquele que orou pela pessoa..

E não é isso que fazemos? Pedimos ao santo de devoção que ore por nós, já que já se encontra nó céu, junto com o Nosso Senhor.. Nossos intercessores

NINGUÉM AQUI ADORA IMAGENS, REZA PARA QUE ELA FAÇA ALGO.


Você que critica, nem sabe como funciona, o que se passa em nossos corações em que cremos..
E se, se diz católico convertido ao protestantismo, é porque na verdade católico nunca foi..

Um grande abraço, e que o amor e a paz do Nosso Senhor esteja em vossos corações..





Andressa Karina Uller
Pecadora e serva de Deus
Coordenadora do Grupo de Oração Jovem São Miguel Arcanjo










*venerar:  Ter em grande consideração; respeitar; reverenciar.

** adorar: Amar exageradamente, render-se a, render culto a.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Muito bem Andressa!
    Sou Tiago de Recife-PE
    Gostei bastante deste texto. Que bom encontrar pessoas que bebam da mesma fonte que eu, que comungam o mesmo Cristo que eu! Que Deus a abençoe sempre!
    Paz e Bem

    ResponderExcluir